A saúde coletiva na articulação da educação e empoderamento de mulheres Kalunga: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i64p5822-5833Palavras-chave:
Educação, Empoderamento, Escravização, Acesso a serviços de saúdeResumo
Objetivo: Sistematizar, mapear e reconhecer as produções por meio de aspectos metodológicos e evidências identificando temáticas e abordagens dominantes e emergentes. Método: realizou-se uma busca no Portal de Periódicos da Capes, com os descritores "quilombos e Kalunga, educação, saúde e empoderamento", com recorte temporal de 2001 a 2019, elegendo no total 41 artigos para leitura. Resultados: apontaram crescimento significativo de produções acadêmicas elaboradas sobre as comunidades quilombolas - Kalunga, porém a quantidade de achados é pouco expressiva, frente ao povoado, em especial, as mulheres. Conclusão: notou-se que nas diferentes abordagens dadas pelos trabalhos analisados, que as comunidades remanescentes dos quilombolas têm empreendido lutas pelos direitos í educação, saúde, cidadania, igualdade e territorialidade. Houve um avanço significativo na autonomia das mulheres Kalunga, porém ainda é necessário que o sistema político intervenha com maior atenção a essa população, pois as discussões acerca do processo de empoderamento das mulheres Kalunga ainda são incipientes.