A saúde coletiva na articulação da educação e empoderamento de mulheres Kalunga: uma revisão sistemática

Autores

  • Sonilda Aparecida de Fátima Silva
  • Lúcia Helena Rincón Afonso
  • Vannúzia Leal Andrade Peres
  • José Xavier Rodovalho
  • Alda Nazaré Santos do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i64p5822-5833

Palavras-chave:

Educação, Empoderamento, Escravização, Acesso a serviços de saúde

Resumo

Objetivo: Sistematizar, mapear e reconhecer as produções por meio de aspectos metodológicos e evidências identificando temáticas e abordagens dominantes e emergentes. Método: realizou-se uma busca no Portal de Periódicos da Capes, com os descritores "quilombos e Kalunga, educação, saúde e empoderamento", com recorte temporal de 2001 a 2019, elegendo no total 41 artigos para leitura. Resultados: apontaram crescimento significativo de produções acadêmicas elaboradas sobre as comunidades quilombolas - Kalunga, porém a quantidade de achados é pouco expressiva, frente ao povoado, em especial, as mulheres. Conclusão: notou-se que nas diferentes abordagens dadas pelos trabalhos analisados, que as comunidades remanescentes dos quilombolas têm empreendido lutas pelos direitos í  educação, saúde, cidadania, igualdade e territorialidade. Houve um avanço significativo na autonomia das mulheres Kalunga, porém ainda é necessário que o sistema polí­tico intervenha com maior atenção a essa população, pois as discussões acerca do processo de empoderamento das mulheres Kalunga ainda são incipientes.

Biografia do Autor

Sonilda Aparecida de Fátima Silva

Pedagoga, graduada pela Faculdade de Filosofia do Vale de São Patrí­cio (1994), Psicopedagoga (1996), Administradora Escolar (1998) e Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural (PUC -2006). Doutoranda em Educação na PUC-GO.

Lúcia Helena Rincón Afonso

Graduada em História. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP 2002). Professora adjunto da Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás.

Vannúzia Leal Andrade Peres

Psicóloga. Doutora em Psicologia; Pós Doutora em Educação (Universidade de Brasí­lia).

José Xavier Rodovalho

Pedagogo, Administrador de Empresa e Sociólogo, Mestre em Educação pela UEX – Universidade de Extremadura-ES, revalidação Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás -GO, Doutorando em Psicologia pela PUC-GO.

Alda Nazaré Santos do Nascimento

Pedagoga, Psicóloga. Especialista em Gestão Escolar, Psicopedagoga, Neuropedagoga, Psicodramatista em Formação. Mestra em Educação e Doutoranda em psicologia pela Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Brasil. Professora da Rede Municipal de Goiânia.

Publicado

2021-05-10

Como Citar

de Fátima Silva, S. A. ., Rincón Afonso, L. H. ., Andrade Peres, V. L. ., Xavier Rodovalho, J. ., & Santos do Nascimento, A. N. . (2021). A saúde coletiva na articulação da educação e empoderamento de mulheres Kalunga: uma revisão sistemática . Saúde Coletiva (Barueri), 11(64), 5822–5833. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i64p5822-5833

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos