A saúde coletiva na articulação da educação e empoderamento de mulheres Kalunga: uma revisão sistemática

Autores/as

  • Sonilda Aparecida de Fátima Silva
  • Lúcia Helena Rincón Afonso
  • Vannúzia Leal Andrade Peres
  • José Xavier Rodovalho
  • Alda Nazaré Santos do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i64p5822-5833

Palabras clave:

Educação, Empoderamento, Escravização, Acesso a serviços de saúde

Resumen

Objetivo: Sistematizar, mapear e reconhecer as produções por meio de aspectos metodológicos e evidências identificando temáticas e abordagens dominantes e emergentes. Método: realizou-se uma busca no Portal de Periódicos da Capes, com os descritores "quilombos e Kalunga, educação, saúde e empoderamento", com recorte temporal de 2001 a 2019, elegendo no total 41 artigos para leitura. Resultados: apontaram crescimento significativo de produções acadêmicas elaboradas sobre as comunidades quilombolas - Kalunga, porém a quantidade de achados é pouco expressiva, frente ao povoado, em especial, as mulheres. Conclusão: notou-se que nas diferentes abordagens dadas pelos trabalhos analisados, que as comunidades remanescentes dos quilombolas têm empreendido lutas pelos direitos í  educação, saúde, cidadania, igualdade e territorialidade. Houve um avanço significativo na autonomia das mulheres Kalunga, porém ainda é necessário que o sistema polí­tico intervenha com maior atenção a essa população, pois as discussões acerca do processo de empoderamento das mulheres Kalunga ainda são incipientes.

Biografía del autor/a

Sonilda Aparecida de Fátima Silva

Pedagoga, graduada pela Faculdade de Filosofia do Vale de São Patrí­cio (1994), Psicopedagoga (1996), Administradora Escolar (1998) e Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural (PUC -2006). Doutoranda em Educação na PUC-GO.

Lúcia Helena Rincón Afonso

Graduada em História. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP 2002). Professora adjunto da Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás.

Vannúzia Leal Andrade Peres

Psicóloga. Doutora em Psicologia; Pós Doutora em Educação (Universidade de Brasí­lia).

José Xavier Rodovalho

Pedagogo, Administrador de Empresa e Sociólogo, Mestre em Educação pela UEX – Universidade de Extremadura-ES, revalidação Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás -GO, Doutorando em Psicologia pela PUC-GO.

Alda Nazaré Santos do Nascimento

Pedagoga, Psicóloga. Especialista em Gestão Escolar, Psicopedagoga, Neuropedagoga, Psicodramatista em Formação. Mestra em Educação e Doutoranda em psicologia pela Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Brasil. Professora da Rede Municipal de Goiânia.

Publicado

2021-05-10

Cómo citar

de Fátima Silva, S. A. ., Rincón Afonso, L. H. ., Andrade Peres, V. L. ., Xavier Rodovalho, J. ., & Santos do Nascimento, A. N. . (2021). A saúde coletiva na articulação da educação e empoderamento de mulheres Kalunga: uma revisão sistemática . Saúde Coletiva (Barueri), 11(64), 5822–5833. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i64p5822-5833

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos