Circuito Corpo, Mente e Movimento em um Centro Municipal de Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2024v14i92p13800-13812

Palavras-chave:

Saúde , Escola , Medicina

Resumo

Objetivo: Analisar as contribuições do circuito corpo, mente e movimento para as crianças de 2 a 4 anos em um Centro Municipal de
Educação Infantil (CMEI) de Várzea Grande. Método: Trata-se de uma pesquisa de ação, descritiva de abordagem qualitativa desenvolvida em um CMEI em Várzea Grande no segundo semestre de 2024. A metodologia utilizada foi a da problematização, a partir dela foram utilizadas outras metodologias ativas para o desenvolvimento do circuito corpo, mente e movimento. A análise foi de conteúdo e a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa pelo parecer no 6.823.508. Resultado: O circuito promoveu o desenvolvimento infantil, destacou a eficácia das atividades na promoção da socialização, autoconfiança e habilidades motoras. Essas atividades proporcionaram um ambiente onde as crianças puderam explorar e expressar suas emoções de forma natural, contribuindo para a formação da competência socioemocional. Conclusão: A pesquisa apontou a necessidade de políticas educacionais que integrem o movimento e a expressão emocional como partes fundamentais do currículo escolar infantil e a importância do trabalho intersetorial entre saúde e educação.

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Publicado

2025-01-27

Como Citar

Kawakami, R. M. da S. A., Moreira, A. B. F., Fares, A. B., Ferraz, M. E. dos A. S., Guadagnin, M. L. N., Revelles, M. P., Carfi, T. N. L., & Ferreira, P. da S. (2025). Circuito Corpo, Mente e Movimento em um Centro Municipal de Educação Infantil. Saúde Coletiva (Barueri), 15(92), 13800–13812. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2024v14i92p13800-13812

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Artigo Original